25 março, 2009

Cores de um Espírito

Umas das oportunidades obtidas com a minha participação na Convenção Internacional de Pintura em Porcelana em Mérida - México foi a de rever amigos de muitos anos. Uma delas foi a internacionalmente reconhecida pintora mexicana, Rocio Borobia.

Conhecemo-nos em Outobro-1998, numa Convenção internacional de pintura em Cape Town, África do Sul e desde logo o seu trabalho captou a minha admiração e teve inclusive grande influência na forma como desenvolvi a minha arte.

Precursora da pintura de corrosão com ácido, cria magníficas instalações em porcelana, executando texturas diversas e baixos relevos que vão além de um belo efeito visual, pois estão imbuídos de profundo sentir esotérico.

Prova irrefutável desse facto, é a magnifica instalação que apresentou na Convenção e que partilho convosco,

A pintora Mexicana Rocio Borobia e o seu trabalho

É também autora de dois livros de pintura, o último dos quais recém editado, de nome “LA MAGIA DE LAS CULTURAS “ e do qual tenho o privilégio de ser distribuidora em Portugal.

Este livro com 301 páginas de muita qualidade e conteúdo excelente, “...leva um abraço de luz a cada lugar onde chega”, parafraseando a autora Rocio Borobia.
Para o encomendar, basta que me contacte através do mail ou telefone (constantes do “Meu perfil” do blog)

20 março, 2009

"Siglos de Arte y Cultura Unidos"

Séculos de Arte e Cultura Unidos, foi o tema desta grande Convenção em Mérida no México.
Foi muito gratificante, partilhar esta arte de pintura em porcelana com 200 pares de países como: Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, México, Portugal, Suíça, Venezuela e Uruguai.
Deixo-vos imagens do enorme salão no Hotel Festa Americana. Publicarei mais tarde imagens de peças, após a autorização dos respectivos autores.

Tivemos o privilégio de contar com uma excelente organização da Associação Mexicana que inclusive nos proporcionou a visita inolvidável a uma das 7 maravilhas do mundo – Chichen-Itzá. Fiquei fascinada !!! Muito em breve irei falar-vos das particularidades daquele “Templo do Tempo”, como o apelidei.
Pudemos também assistir a inúmeras demonstrações de mestres de vários países, partilhando novas técnicas e tendências.
Trabalho de demonstração/workshop

A minha contribuição como mestra demonstradora, foi com esta peça .
O templo Chichen-Itzá, fi-lo em madeira fina recortada. De seguida apliquei em toda a tábua uma tinta acrílica cor de cobre. Após a secagem e com acrílico preto desenhei todos os detalhes e sombreados.
Numa placa de porcelana, pintei a macro do olho e queimei a 780ºC (queima única).
De seguida e para terminar, foi só colar a placa de porcelana na madeira e obter este efeito de perspectiva.

01 março, 2009

Um dos meus primeiros trabalhos

É na simplicidade dos tons, na suavidade da viagem e na delicadeza do seu encontro com a terra que as folhas de Outono nos levam a reflectir na beleza de cada fase das nossas vidas.


Trabalho de Ermelinda Manuel

Uma folha solitária no caminho encontrei, peguei nela com carinho e viajando parei.

Envelhecida, sim. Mas nela, como em nós vi e senti, a vontade de viver, a dor da solidão, a força de não desistir da vida mas sim da escuridão.

Com o meu pouco e humilde talento, tentei iluminar a fragilidade da sua simples existência.